O primeiro levantamento sobre a percepção da população brasileira em relação aos resíduos eletrônicos pós-consumo foi realizado na pesquisa Resíduos Eletrônicos no Brasil – 2021, encomendada pela Green Eletron e realizada pela Radar Pesquisas.
O objetivo foi o de entender o hábito dos brasileiros para o descarte de lixo eletrônico e verificar diferenças de comportamento e conhecimento da população nas cinco regiões do país. Para a BrasilReverso, empresa com histórico de pioneirismo na gestão de resíduos eletroeletrônicos no país, a iniciativa é de extrema importância e ajuda a balizar ações para o futuro.
“A iniciativa da Green Eletron é de extrema importância e merece nosso aplauso. Os dados da pesquisa são bastante interessantes e nos mostram que o resultado destes anos de trabalho já apareceu, com um avanço na percepção da população em relação ao resíduo eletroeletrônico. De outro lado, nos indica caminhos por onde a indústria, distribuidores e os recicladores precisam evoluir ainda, como a ampliação da educação e comunicação, a implantação dos PEVs de acordo com o Acordo Setorial, entre outros pontos. As metas são fundamentais e desafiadoras”, analisa Fabio Souza, Diretor Comercial da BrasilReverso.
O estudo quantitativo foi realizado via painel online com uma amostra de 2.075 pessoas, entre homens e mulheres de 18 a 65 anos, das classes A, B e C, de 13 Estados e o Distrito Federal (SP, RJ, MG, ES, BA, CE, PE, RS, PR, SC, PA, GO, DF e MS). As respostas foram colhidas entre os dias 14 e 24 de maio de 2021.
“Anualmente, mais de 53 milhões de toneladas de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas são descartadas
incorretamente em todo o mundo. O fato do Brasil ser um dos líderes do ranking, ocupando a quinta posição mundial
e a primeira na América Latina, torna esse debate ainda mais urgente para que ações efetivas possam ser tomadas,
levando a uma melhora do cenário de reciclagem de eletroeletrônicos no país”, afirma o documento.